O Dia Nacional do Cinema Brasileiro, celebrado nesta terça-feira (5), marca a primeira exibição pública de cinema no Brasil. Na Rua do Ouvidor, no centro do Rio, para convidados da elite carioca. De lá pra cá, o cinema se popularizou, o Rio se tornou polo audiovisual nacional e tem um dos cursos mais tradicionais de cinemas do país, na UFF, criado por Nelson Pereira dos Santos, em 1968. Agora, o estado do Rio pode ganhar mais uma formação em cinema a nível técnico e de graduação, e fora da capital, capilarizando ainda mais a sétima arte.
Pode ganhar mais uma formação em cinema a nível técnico e de graduação, e fora da capital, capilarizando ainda mais a sétima arte. Sonhada pelo antropólogo Darcy Ribeiro, a Escola de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos do Goytacazes, está sendo planejada e discutida pela Universidade.
Sobre o tema o Revista Rio conversou com o cineasta Fernando Sousa, da Quiprocó Filmes, que está a frente da iniciativa junto com outros professores e pesquisadores da Uenf.
Ouça a entrevista completa no player acima.