Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espécie marinha traz pistas sobre cura de doenças neurodegenerativas

As ascídias, ou batatas-do-mar, podem contribuir para o combate a males como o Alzheimer e o Parkinson

Revista Rio

No AR em 19/02/2025 - 13:03

Doenças degenerativas do sistema nervoso central, como o Alzheimer e o Parkinson, podem ser tratadas e retardadas, mas, até o momento, não têm cura. No entanto, uma esperança de mais avanço no conhecimento sobre essas doenças e possíveis tratamentos pode vir do fundo do mar. 

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram que as ascídias, animais marinhos simples e abundantes no litoral fluminense, mais conhecidos como batatas do mar ou seringas do mar, têm celulas semelhantes às do cérebro humano, mas, diferente de nós, possuem uma incrível capacidade de regeneração do órgão. 

A pesquisa tenta descobrir que moléculas do animal são capazes de impedir a morte dos neurônios. Quem conversa com o Revista Rio sobre esse avanço científico é a pesquisadorado Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem) da UFRJ, campus Macaé, Cinthia Monteiro de Barros.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 19/02/2025 - 14:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa