Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Roda de Samba presta homenagem a Zuza Homem de Mello

Zuza contou como o samba expandiu fronteiras da música popular

Roda de Samba

No AR em 10/10/2020 - 12:15

Na madrugada do domingo passado (4), o Brasil perdeu Zuza Homem de Mello, aos 87 anos. Ele era autor e coautor de uma dezena de livros sobre a música popular, e dentro deles várias páginas sobre o samba.

A vida longa de Zuza permitiu que ele acompanhasse de perto, como baixista, produtor musical, crítico e jornalista, várias passagens da música brasileira, desde a década de 1940.

Zuza Homem de Mello viveu intensamente os tempos do samba-canção, estudou música nos Estados Unidos, o que fez dele um dos brasileiros que mais conheciam jazz. É nessa condição que vê a bossa nova invadir a América do Norte e socorrer o gênero, que penava por causa do advento do rock'n roll.

Ele trabalhava na televisão à época dos festivais de canção e testemunhou uma nova geração de compositores surgir - inclusive nomes do samba, como Paulinho da Viola e Paulo César Pinheiro.

A diferença em relação a outros estudiosos da música popular é que Zuza, além de ser músico, era amigo próximo de cantores e compositores - condição que poderia desfrutar também como artista, mas abdicou para documentar as várias revoluções musicais que presenciou.

O Roda de Samba recuperou o áudio de uma entrevista de Zuza Homem de Mello à Agência Brasil, feita em janeiro de 2019, e exibe os principais trechos dessa conversa, marcada por sambas. O papo delicioso é uma pequena amostra do conhecimento do escritor, mas também da sua simpatia, elegância e carisma.


 

Criado em 09/10/2020 - 18:08

Mais do programa