Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Episódio 1: o início

Primeiro episódio da série Parque do Rodeador: meio século de transmissões fala sobre as motivações para construir um sistema de radiodifusão de alta potência, e reconstrói o esforço de instalá-lo em poucos meses

Assinar podcast

Rodeador 50 anos

No AR em 11/03/2024 - 13:00

*atualizado às 14h24 do dia 20 de março de 2024: após correções de locução e acréscimo de informações sobre os entrevistados, o áudio foi substituído e disponibilizado para download.

O primeiro episódio da série Parque do Rodeador: meio século de transmissões começa contando sobre a ideia do Brasil ter uma rádio que pudesse falar para o mundo todo. Essa ideia surge na década de 1970, em plena ditadura militar no Brasil, e no meio de uma guerra fria que colocava países capitalistas de um lado, e países socialistas de um outro. Essa potente emissora - que seria a Rádio Nacional - seria arquitetada e entrado no ar ainda durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici, em um prazo de meses.

Ouça todos os episódios da série

O episódio explica qual era a intenção de colocar uma emissora de alta potência no ar, e reconstrói um pouco do que foi o trabalho - sem precedentes, até então - de construir um complexo dessa dimensão no país.

Com depoimentos do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti, que se debruçou sobre a história da mais potente emissora de rádio da história do país, Higino Germani, diretor técnico do Sistema de Radiodifusão de Alta Potência (SIRAP) e engenheiro que liderou a instalação do Parque do Rodeador, e de Ivo Villela, antigo técnico de manutenção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que trabalhou no parque do dia de sua inauguração até 2019.

 

Ficha técnica:

PARQUE DO RODEADOR: MEIO SÉCULO DE TRANSMISSÕES

Apresentação, pesquisa, entrevistas, roteiro e edição: Nathália Mendes

Montagem e sonoplastia: Messias Melo (episódio 1), José Maria Pardal (episódio 2) e Taiana Borges (episódios 3, 4 e 5)

Parte das informações desta série vem do livro Entre plantações de morangos, florestas e oceanos, do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti (disponível aqui).

Criado em 19/03/2024 - 11:49 - Episódio O início

Mais do programa