*atualizado às 14h30 do dia 20 de março de 2024: após correções de locução e reedição de um dos trechos de entrevista, o áudio foi substituído e disponibilizado para download.
Logo depois de inaugurado, ainda na década de 1970, o sinal da Rádio Nacional alcançava vários países - da Europa à Ásia, da América do Norte à África. À noite, era possível sintonizar a Rádio Nacional AM em qualquer parte do país. Além dos transmissores de alta potência do parque - seis transmissores de ondas curtas, operando em 250kw, e dois transmissores de ondas médias, com 300kW cada - o comportamento das ondas de rádio também ajudam a entender como a emissora chegava - e ainda chega - tão longe.
Ouça todos os episódios da série
Esse episódio explica o que são as ondas curtas e as ondas médias, por que elas podem ser suscetíveis à interferências e chiados, e por que, mesmo com o surgimento das rádios FM, da internet e do streaming, as ondas médias e curtas ainda são importantes.
Com depoimentos do coordenador de Engenharia de Radiodifusão de Rádios para o Rodeador e o Alto Solimões, Adriano Goetz, do ex-gerente de Engenharia do Parque do Rodeador, Ismar do Vale, do diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), José de Arimatéia Araújo, de Higino Germani, diretor técnico do Sistema de Radiodifusão de Alta Potência (SIRAP) e engenheiro que liderou a instalação do Parque do Rodeador, do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti, do gerente-executivo das Rádios EBC, Thiago Regotto, e da apresentadora Beth Begonha.
Ficha técnica:
PARQUE DO RODEADOR: MEIO SÉCULO DE TRANSMISSÕES
Apresentação, pesquisa, entrevistas, roteiro e edição: Nathália Mendes
Montagem e sonoplastia: Messias Melo (episódio 1), José Maria Pardal (episódio 2) e Taiana Borges (episódios 3, 4 e 5)
Parte das informações desta série vem do livro Entre plantações de morangos, florestas e oceanos, do professor e pesquisador Octávio Penna Pieranti (disponível aqui).
A série usou trechos do vídeo O que são as ondas curtas? (disponível aqui), do canal de YouTube Ser Eletrônico, de Pedro Reis. O áudio foi cedido por Pedro Reis - a quem agradecemos - para utilização no episódio 2.