O programa Sentinela da Fronteira entrevistou general Antônio Manoel de Barros, designado Chefe do Estado-Maior Combinado do exercício de simulação AmazonLog. Ele falou sobre o início do AmazonLog17, que começa nesta segunda-feira (06), em Tabatinga, Amazonas, tríplice fronteira com a Colômbia e o Peru.
Para ele, o exercício reforça a presença do estado brasileiro na região e também deixa um legado para a população local além de envolver órgãos públicos na busca de soluções para os problemas da região.
Ouça a entrevista:
Antônio conversou com a Agência Brasil e a Rádio Nacional do Alto Solimões, que acompanham o evento a convite do Exército. O general respondeu a questionamentos levantados pela população a sobre o legado do evento, que deve mobilizar cerca de 2.000 militares.
O militar lembrou que a principal dificuldade da região é o acesso, uma das principais razões para a dificuldade de o Estado resolver problemas estruturais. Segundo o general, a simulação prevista envolve uma série de atividades como treinamento para resgates, incluindo suprimentos, saúde, manutenção e transporte.
“O exercício militar visa o atendimento à população em uma ação de catástrofe e isso já é um benefício. É evidente que, como militares, não temos a obrigação e o dever de fomentar a melhoria da estrutura do município, mas colaboramos”, disse.
O Sentinela da Fronteira, vai ao ar todo sábado a partir das 7h (horário do Alto Solimões).
Colaboração de Luciano Nascimento, da Agência Brasil.