Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sintonia Nacional: presidente de instituto aborda dificuldades de pessoas que vivem nas ruas

Instituto Lar auxilia pessoas em situação de rua a recuperar dignidade, autoconfiança e independência

Sintonia Rio

No AR em 26/07/2021 - 16:00

Ouça entrevista com Ana Paula Rios, presidente do Instituto LAR, que conversou com Glaucia Araújo, no Sintonia Nacional desta segunda-feira (26).

Na pauta, a questão dos moradores de rua, o frio e o "desafio de quem enfrenta o rigor da massa polar numa cama de cimento".

Atuando desde 2016, no Rio de Janeiro, a organização conta com diversas atividades que, de forma pontual ou continuada, auxiliam as pessoas em situação de rua a recuperarem sua dignidade, autoconfiança e independência. O Instituto LAR oferece atendimentos individuais e em grupo nas áreas de psicologia, serviço social, assistência jurídica, empregabilidade, arteterapia, atividades de prevenção ao uso de álcool e drogas, encaminhamentos para tratamento odontológico/oftalmológico com profissionais parceiros, promoção de palestras, rodas de conversa e atividades socioculturais, além do projeto de retorno à moradia.

Com a pandemia do coronavírus, a situação dessa população se agravou. Segundo Ana Paula, neste período eles passaram a estar na rua todos os dias. "Servindo de 100 a 150 quentinhas e cestas básicas sempre que a gente consegue", diz ela sobre as mais de 48 mil quentinhas e mais de 60 mil pessoas impactadas com mais de 97 toneladas de alimentos distribuídos, desde março do ano passado.

No bate-papo, ela fala também sobre um evento que irá acontecer no dia 31 de julho, o "Arte Alimenta", que vai receber pessoas em situação de rua para uma tarde de arte e acolhimento, com direito a poesia e música clássica. E ainda um cardápio com hambúrguer, batata frita, bolo, trufas, tortinhas e mais.

Ouça a entrevista na íntegra e descubra como ajudar clicando no player acima. 

Instituto LAR

Criado em 26/07/2021 - 18:53

Mais do programa