O jornalista, Tiago Rogero, idealizador, pesquisador; apresentador e coordenador do Projeto Querino, falou sobre a iniciativa, em entrevista no Sintonia Nacional desta quarta-feira (16). O podcast está disponível na internet e pretende explicar o Brasil de hoje, sob um olhar afrocentrado. Uma história que, talvez, ou, muito provavelmente, a maioria dos brasileiros, ainda não ouviu, leu ou viu e se deu conta.
Produção da Rádio Novelo, o projeto Querino começou em 2020, após 12 meses de uma minuciosa pesquisa documental, bibliográfica, em áudio e imagens realizada por historiadores e jornalistas. A partir do levantamento, foram feitas dezenas de entrevistas que resultaram em publicações inéditas (em podcast e texto), lançadas em agosto de 2022 e que representam o ponto de partida do projeto.
Apoiado pelo Instituto Ibirapitanga, o podcast conta com oito capítulos, e mais dois especiais extras disponíveis em diversas plataformas digitais, como o YouTube, o Spotify ou o próprio site do projeto.
Ouça a entrevista completa no player acima.