O livro De tudo se faz canção – 50 Anos do Clube da Esquina será lançado nesta sexta-feira (16), no Rio.
Organizado pelo compositor Márcio Borges e pela pesquisadora musical Chris Fuscaldo, a obra celebra as cinco décadas do álbum que revolucionou a música brasileira.
Márcio Borges é irmão de Lô Borges, letrista de várias canções do disco (entre elas, Clube da Esquina nº 2) e é apontado por Chris Fuscaldo como "o memorialista, o baú do Clube de Esquina": "Como ele não é músico, ele não era dos que estava tocando e gravando, o Márcio estava anotando, escrevendo e guardando materiais ao longo da vida sobre o Clube da Esquina".
O livro traz textos escritos por Márcio Borges e Chris Fuscaldo, além de depoimentos de Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Fernando Brandt e outros músicos que fazem parte da ficha técnica do disco. Outro material disponível na coletânea são análises de cada faixa do disco, assinadas por vários pesquisadores musicais.
"Quando o disco foi lançado, em 1972, ele não foi um grande estouro de vendas. Mas ele foi conquistando pouco a pouco espaço de um jeito que ele acabou nunca saindo de catálogo, sendo sempre reeditado", conta Chris Fuscaldo na entrevista, lembrando que, recentemente, o Clube da Esquina apareceu no topo de um ranking sobre o melhor álbum da música brasileira - lista que contou com a participação de estudiosos da música.
Clique no player acima para ouvir a entrevista completa.