No início do mês, foi notícia nas redes sociais que um desses influenciadores digitais poderia ficar cego por coçar muito os olhos. O hábito de coçar os olhos parece inofensivo, mas pode causar vários problemas, como infecções das pálpebras, conjuntivites, infecções oculares e até mesmo o ceratocone.
Justamente o ceratocone (enfermidade não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular) foi o diagnóstico do jovem. O médico perguntou se ele coçava muito os olhos; e ele respondeu que só coçava quando estava com rinite, o que era constante. "Estou sempre com rinite", disse ele.
Sobre esse assunto, o Sintonia Rio conversou com Leda das Neves Almeida Sandrin, coordenadora do Dept. Científico de Alergia Ocular da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
O hábito de coçar os olhos aumenta, muito, a chance de ocasionar algum tipo de lesão. Mesmo esporadicamente, quando surge algum incômodo ou há o contato com algum corpo estranho, é danoso e pode trazer prejuízos à saúde dos olhos.
Ouça mais no player acima.