Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quadribol vira modalidade esportiva oficial

Esporte preferido do bruxo Harry Potter já ganhou até campeonato

No campo, as vassouras não voam. O quadribol é febre entre os bruxos da saga Harry Potter, mas, na realidade brasileira, é praticado de forma diferente. Na partida, são sete jogadores. Para pontuar, os artilheiros usam uma bola de vôlei esvaziada, batizada de “goles”. Cada gol vale 10 pontos. Para impedir os artilheiros de marcarem, estão em campo os batedores. Como em uma brincadeira de queimado, eles usam os balaços (bolas amarelas) para interromper o ataque.

 

O quadribol dos “trouxas”, como são chamados os não-bruxos na saga, também se parece com outras modalidades, como o handebol. O jogo acaba quando um dos times captura o pomo de ouro, que vale 30 pontos. Ao invés de ter vida própria, como nos livros, o pomo fica preso a um jogador neutro, que tenta se desvencilhar dos jogadores. Além de decidir a partida, esse esconde-esconde é uma diversão à parte.

 

Praticado há menos de dez anos, o quadribol ainda não produziu grandes ídolos mundiais. A inspiração vem dos personagens. A Federação Internacional de Quadribol foi criada em 2007 e, desde 2012, organiza os Global Games, uma espécie de Copa do Mundo entre seleções.

 

Em 2014, os Estados Unidos, considerados uma grande potência do esporte mundial, foram os grandes campeões.

 

Também são destaques do programa Stadium, com reportagens de Igor Santos e Daniela Christoffer: Badminton, patinação no gelo, tiro com arco, golfe e saltos ornamentais. Confira!

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional MEC AM Rio. A apresentação é de Wagner Gomes e Astrid Nick.



Criado em 16/12/2014 - 14:20 e atualizado em 17/12/2014 - 12:15

Mais do programa