Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Cabloca lista ações realizadas durante o Festival Indígena Eware

Combate ao alcoolismo e trocas culturais fizeram parte do roteiro do festival

Tarde Cabocla

No AR em 12/07/2022 - 13:52

A 9ª edição do Festival de Cultura e Música Indígena Eware deixou como legado uma série de experiências e ações sociais.

Um desses casos é o compartilhamento de informações para o combate ao alcoolismo nas comunidades indígenas.

Em entrevista, o representante da Irmandade de Narcóticos Anônimos, André Olavo Samias, conta como faz para estar há 10 anos sem o uso do álcool.

Ouça no player abaixo:

O integrante da irmandade também detalhou a implementação das sedes do grupo na região. 

Bibiana Mendes é ouvinte da Rádio Nacional e faz parte da comunidade de Ourique. Ela conta sobre os cuidados que devemos ter com as futuras gerações. Ela veio para o evento em um comboio de 37 pessoas distribuídas em duas canoas:

 


Troca cultural

O professor da etnia tikuna da Santa Inês de São paulo de Olivença, Marcos Guedes, contou ao programa como ficou encantado com esta edição do FIE.

O educador também comentou sobre a reunião dos caciques que aconteceu em Belém do Solimões pra tentar encontrar uma solução para impedir os desmatamentos e poluição dos rios e lagos na região do Alto Solimões.

Ele também prometou que fará o possível para trazer sua comunidade para participar da próxima edição. Ouça:

 


Intercâmbio entre países

A comunidade indígena colombiana de Nazaré também participou do FIE. A representante da comunidade, Narcisa Ramos, relatou sua alegria em ter participado do encontro. Ela trouxe para a arena uma apresentação que chama atenção para os cuidados com o meio ambiente. 

Ao todo, ela trouxe 92 colombianos. A temática da apresentação emociou o público. Ela também aproveitou para fazer um convite para o 5º Festival da sua comunidade de Nazaré, agendada para 25 de novembro de 2022.  Escute no player abaixo:

Já a turista colombiana Maira Ricardo veio de Bogotá Colômbia para prestigiar as apresentações do festival. Ela contou que que ficou emocionada com as apresentações e chegou até a dançar com as comunidades:

 

Tags:  eware FIE

Criado em 12/07/2022 - 13:51

Mais do programa