O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (29) falou sobre o Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio, lançado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O entrevistado foi o superintendente substituto do Iphan no Pará, Cyro Lins.
Segundo ele, o objetivo do prêmio é valorizar a atuação de mestres, mestras e grupos que contribuem para a transmissão e continuidade do carimbó. O ritmo paraense foi registrado como patrimônio cultural brasileiro em 2014.
Cyro explicou que a realização do prêmio foi uma demanda dos próprios carimbozeiros, como parte das ações de salvaguarda da manifestação cultural. Uma das categorias premiará in memoriam a trajetória de grandes mestres e mestras já falecidos, que tenham contribuído de forma fundamental para a valorização e difusão dessa tradição às novas gerações.
As inscrições são gratuitas e terminam no dia 21 de agosto. Os formulários devem ser enviados para a superintendência do Iphan, no Pará. O edital na íntegra está disponível no site do Iphan.
Ouça a entrevista no player acima.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.