Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bom uso de captação da água na região do Pará é modelo no país

Ações feitas com o apoio de ribeirinhos mostram que é possível trazer qualidade de vida

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 21/03/2018 - 17:14

O programa Tarde Nacional convida a ecóloga Vânia Neu, professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e participante do Mercado de Soluções. Ela ilustra a experiência da comunidade ribeirinha de Furo Grande, na Ilha das Onças, município de Barcarena (Pará).

Os moradores coletam, armazenam e evitam consumir água contaminada. Cercados pela água dos rios, é a captação da água da chuva que eles garantem água potável. Para completar o ciclo de cuidados com água, a instalação de banheiros ecológicos ribeirinhos garante o tratamento dos efluentes e contribuem para evitar a contaminação do rio. Essas são tecnologias sociais que levam mais qualidade de vida para ribeirinhos.

As soluções simples, de baixo custo, e adequadas à realidade amazônica estão sendo implantadas pelo projeto “Promovendo a Sociobiodiversidade: Restauração Ambiental com Geração de Renda em Comunidades Ribeirinhas na Amazônia”, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que desde 2012 desenvolve estudos e ações com a participação de 15 famílias. 

Clique no player abaixo para ouvir na íntegra a entrevista.

 

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia.

 

Criado em 21/03/2018 - 17:18

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa