O Tarde Nacional desta quinta-feira (20) falou sobre pensamentos obsessivos. A entrevistada foi a coordenadora do Programa Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo e integrante do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Roseli Gedanke Shavitt.
Ela explicou que os pensamentos obsessivos são aqueles que dominam a mente da pessoa, de forma involuntária e repetitiva. Podem ser imagens ou músicas, por exemplo. Em comum, trazem desconforto e ansiedade. Segundo Roseli Shavitt, esses pensamentos não são necessariamente negativos e podem estar ligados ao Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Terapia comportamental e meditação são algumas técnicas que podem ajudar no controle desses pensamentos. Mas a psiquiatra acrescenta que são três os indicadores que devem levar a pessoa a procurar uma avaliação médica: a quantidade de tempo que os pensamentos ocupam, a interferência dos pensamentos no dia a dia e o sofrimento causado por eles.
Quer ouvir a entrevista na íntegra? Então clique no player acima!
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.