Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o que a Sonda InSight pode revelar sobre Marte

Sonda enviada pela Nasa pousou no planeta vermelho nesta segunda-feira (26)

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 27/11/2018 - 19:22

O Tarde Nacional desta terça-feira (27) falou sobre a sonda InSight, que viajou sete meses até pousar em Marte nesta segunda-feira (26). O entrevistado foi o professor de Física e Astronomia, Aires Pergentino.

"Marte é um dos planetas mais estudados da atualidade. Na verdade, desde 1965. Marte é base de estudos da Nasa em assuntos como o tempo, atmosfera, geologia e a química do solo. Então algumas sondas já chegaram até lá. A última que foi enviada foi a Curiosity, em 2012. E agora nós temos a InSight, que vem trazendo um pouco mais de conhecimento sobre a superfície e o solo de Marte", explica o especialista.

 

O professor destaca que a InSight é a oitava sonda a pousar em Marte e que ela chega ao planeta vermelho com a missão de coletar informações sobre o solo e subsolo. Ele 

Pergentino explicou que diferentemente da Curiosity (sonda que tinha o objetivo principal de buscar vida em Marte), a InSight tem um sismógrafo bem sensível e seu objetivo é detectar os abalos sísmicos do planeta, desde pequenos impactos de meteoros ou meteoritos até mesmo a movimentação de placas no planeta.

 

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:

 

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

 

Criado em 27/11/2018 - 19:57

Mais do programa