Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Grandes distâncias e áreas de difícil acesso representam um desafio no combate e tratamento da Aids na Amazônia

Campanha de luta contra a doença completa trinta anos no dia 1º de dezembro

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 30/11/2018 - 14:19

O Tarde Nacional desta sexta-feira (30), véspera do Dia Mundial de Luta Contra a Aids falou sobre os avanços e desafios enfrentados nos últimos 30 anos. A data foi instituída em 88 e virou um marco global em resposta à epidemia da doença. A entrevistada foi a diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken.

Ela falou da campanha lançada pelo Ministério da Saúde para celebrar as três décadas de luta e da enorme colcha formada por um mosaico de mensagens enviadas por internautas para relembrar as histórias e conquistas ao longo desses anos.

Adele falou dos avanços no tratamento e da importância do diagnóstico precoce, e alertou ainda para o número crescente de novos casos em jovens do sexo masculino de 15 a 24 anos.

Em relação à Amazônia, a entrevistada lembrou que a região representa um grande desafio no combate e tratamento da doença.

“Eu costumo dizer que o vírus do HIV já navegou em todos os rios e afluentes na Amazônia porque ele já chegou em praticamente todos os municípios do interior dos estados que compõem a Amazônia. Tem a questão que são áreas, muitas vezes, de difícil acesso, onde muitas vezes não chega o diagnóstico precoce, o que, claro, interfere diretamente nas taxas de mortalidade por diagnóstico tardio. Acho que essa é a principal complicação da Amazônia”, explica Adele Benzaken.

Quer ouvir a entrevista na íntegra? Então clique no player abaixo:

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 30/11/2018 - 16:00

Mais do programa