Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

365 barragens de rejeitos de minério não possuem classificação de risco no Brasil, diz CNM

Técnico da entidade diz, ainda, que outras 18 mil barragens encontram-se na mesma situação

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 31/01/2019 - 14:27

O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (31) falou sobre a situação técnica das barragens existentes no Brasil, tendo em vista a tragédia ocorrida essa semana em Brumadinho- MG. Quem esclareceu mais sobre o assunto foi o técnico de proteção e defesa civil da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Johnny Amorim.

Ouça a entrevista no player abaixo:


Johnny contou que a CNM acompanha a situção das barragens brasileiras desde 2014, fazendo, de tempos em tempos, levantamentos de dados para saber quantas barragens em situação de risco temos em território brasileiro. Os resultados são preocupantes: existem 24.092 barragens no Brasil, das quais 790 são de rejeitos de mineração, como as que romperam em Mariana e Brumadinho. Segundo ele, existem no país mais de 18 mil barragens que não possuem classificação de risco e, destas, 365 são de rejeitos.    

"Falta fiscalização adequada. O que nós pedimos no momento é que as autoridades responsáveis dêem uma atenção maior a essas barragens classificadas com alto risco, fazendo as devidas vistorias e tornando obrigatória a sua manutenção", apontou Johny.

Sobre Brumadinho, o técnico disse ainda que a existência de um sistema de monitoramento 24 horas e treinamentos para essas situações de risco, não só para os funcionários mas também para a população, teriam no mínimo evitado o alto número de mortos recorrentes dessa tragédia. Infelizmente a maioria das barragens brasileiras ainda não possuem esse sistema preventivo.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 31/01/2019 - 19:11

Mais do programa