O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (21), falou sobre psoríase, doença caracterizada pela aparição de manchas avermelhadas e com coceira na pele, que afeta um em cada 100 brasileiros atualmente.
Em conversa com a apresentadora Juliana Maya, o dermatologista Gleison Duarte trouxe mais informações sobre a doença, suas causas e tratamentos existentes hoje.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Duarte esclareceu que a psoríase é causada por diversos fatores, ambientais e imunológicos, que variam de pessoa para pessoa. Porém, só desenvolve a doença quem possui uma pré-disposição genética para tal. Ele explicou ainda que existem alguns "gatilhos" que podem fazer com que a doença se manifeste. Entre eles estão o estresse, ganho de peso, consumo de bebidas alcoólicas e o uso de cigarros, entre outros.
Além do desconforto causado pelas coceiras e a aparência da pele, Gleison acrescentou que a psoríase é sistêmica, ou seja, pode afetar outros orgãos e desencadear doenças como artrite, diabetes, problemas intestinais e outros.
A doença pode aparecer em qualquer momento da vida, com picos na segunda e quinta década de vida.
O médico falou também sobre os diversos tratamentos existentes hoje, e deu dicas de cuidados que devem ser tomados no dia a dia para evitar crises ou uma piora no quadro da doença.
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.