O Tarde Nacional - Amazônia conversou nesta quinta-feira (7) com o reumatologista e membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) Fabio Jennings. Na entrevista, o médico falou sobre as espondiloartrites e o aplicativo REPARE, lançado para auxiliar os pacientes, com informações e tutoriais de exercícios físicos.
Acompanhe a entrevista completa no player abaixo:
As espondiloartrites são doenças inflamatórias articulares que acomentem a coluna vertebral, outras articulações e órgãos do corpo.
Essas doenças são comuns e crônicas, embora não atinjam boa parte da população. O médico explicou que hoje é possível fazer um diagnóstico mais precoce, com testes laboratoriais e ressonância magnética.
"A doença provoca uma diminuição de mobilidade importante da coluna vertebral. Os pacientes, se não forem tratados, podem assumir uma postura 'do esquiador', fixa, aquela coluna torta. É uma doença que ao longo do tempo provoca uma incapacidade, uma deformidade que pode ser irreversível", esclarece o médico.
Fabio falou sobre a importância do exercício físico no tratamento da enfermidade, para os pacientes se manterem ativos. Ele acrescentou que a medicação melhora a dor e inflamação, mas não traz a aptidão física anterior à doença.
Para os interessados, o app é gratuito e está disponível em Android e IOS.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.