Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudos revelam que dejetos de anta ajudam a regenerar florestas degradadas na Amazônia

Pesquisa feita pelo IPAM teve início em 2004, com o intuito de descobrir como esses animais poderiam contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 26/03/2019 - 14:30

Conhecidas como "Jardineiras da Floresta", as antas roubaram a cena no Tarde Nacional desta terça-feira (26). O programa abordou o desmatamento crescente em florestas amazônicas e a importância desse animal para a preservação das mesmas.

O entrevistado foi Lucas Paolucci, doutor em Ecologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e principal autor da pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), que estudou esses animais.

Ouça a entrevista completa no player abaixo: 

 

Além de explicar como foi o processo de pesquisa, Lucas esclareceu que o segredo da contribuição desses animais está em seu estilo de vida. A alimentação herbívora, o fato de andar bastante e sua curiosa preferência por áreas desmatadas, faz com que esses animais eliminem, junto às fezes, sementes das plantas ingeridas, que posteriormente acabam florescendo. 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 26/03/2019 - 17:57

Mais do programa