Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda as causas, sintomas e tratamentos da fibromialgia

De acordo com especialista, doença afeta cerca de 5% da população, sendo a maioria mulheres entre 40 e 60 anos

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 15/05/2019 - 14:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (15) trouxe informações sobre a fibromialgia, doença reumática de causas ainda desconhecidas, que leva o paciente a sentir dores em todo o corpo, fadiga, alterações de humor e dificuldades cognitivas, entre outros sintomas. Quem falou sobre o assunto foi o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, José Roberto Provenza, que também é especialista em fibromialgia e dor.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

 

O reumatologista explicou que a doença é caracterizada por um distúrbio no processamento da dor no sistema nervoso, ocasionando dores e outros sintomas intensos que não possuem relação com nenhum outro órgão no corpo. Ele alertou para os perigos da automedicação, que não resolvem o problema. 

Provenza acrescentou que traumas físicos ou mentais como acidentes, divórcios ou a perda de um ente querido podem ter relação com a doença.

O médico reforçou, ainda, a importância de se buscar ajuda e persistir no tratamento, que mesmo sendo a longo prazo, pode ajudar o paciente a se recuperar e a ter mais qualidade de vida.

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 15/05/2019 - 17:56

Mais do programa