No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 5, o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre a campanha da ONU deste ano cujo tema é a poluição do ar. Sobre o desafio das máscaras lançado nas redes sociais, Juliana Maya conversou com a bióloga especialista em vida marinha, Camila Domit.
Segundo ela, a adesão no Brasil à campanha ainda é baixa mas deve pegar mais neste dia 5. "Não é só a foto cobrindo o rosto. É a foto no ônibus, andando de bicicleta. E uma dica bem legal que eles tem colocado em alguns infográficos, publicados na página da ONU, é a questão da nossa alimentação. A gente tem que lembrar que os compostos químicos usados em lavouras, mesmo para nutrição de solo também evaporam e contaminam o ambiente aéreo. Então é bem interessante a campanha porque ela traz uma série de recomendações com relação ao nosso descarte dos resíduos sólidos e a nossa preocupação com relação ao que nós consumimos como alimento", destaca Camila.
Uma outra coisa que a campanha sugere é procurar produtores locais e produtos sustentáveis. As hashtags que estão sendo usadas nas redes são: #diamundialdomeioambiente #combataapoluicaodoar. Compartilhe você também esta ideia!
Na entrevista, elas falaram também sobre ações como compostagem, segunda sem carne e separação do lixo.
Acompanhe a entrevista completa no player abaixo:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h. A apresentação é de Juliana Maya.