O Tarde Nacional - Amazônia dessa quarta-feira (12), falou sobre três doenças respiratórias bastante comuns atualmente: rinite, sinusite e a rinossinusite, que é uma junção das duas primeiras.
A entrevistada foi a otorrinolaringologista do Hospital Paulista, Cristiane Adami, que explicou mais sobre como essas doenças se desenvolvem e as principais formas de prevenção e tratamento.
Coriza, espirros, tosses, e dores de cabeça são alguns dos sintomas destas doenças.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Cristiane explicou que a rinite é uma doença crônica caracterizada pela irritação das vias nasais enquanto a sinusite é um quadro de inflamação das mesmas vias. Ela também acrescentou que, fatores como alergênicos comuns como poeira, ácaros contidos em bichos de pelúcia ou pelos de animais e o ressecamento das vias aéreas podem desencadear crises de rinite e devem ser evitados por quem tem essa tendência genética.
"Uma crise de rinite não tratada pode evoluir para um quadro sério de sinusite ou rinossinusite, por isso é importante não se automedicar e procurar um profissional de saúde em qualquer um dos casos.", destacou ela"
A doutora alertou ainda que alguns medicamentos feitos para "desentupir" as vias aéreas são prejudiciais e podem causar, além do vício, problemas cardíacos.
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h. A apresentação é de Juliana Maya.