Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como prevenir e tratar as "ites" doenças comuns ao tempo frio

Rinite, sinusite e rinossinusite são doenças respiratórias que se intensificam no tempo frio e seco.

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 12/06/2019 - 14:39

O Tarde Nacional - Amazônia dessa quarta-feira (12), falou sobre três doenças respiratórias bastante comuns atualmente: rinite, sinusite e a rinossinusite, que é uma junção das duas primeiras. 

A entrevistada foi a otorrinolaringologista do Hospital Paulista, Cristiane Adami, que explicou mais sobre como essas doenças se desenvolvem e as principais formas de prevenção e tratamento. 

Coriza, espirros, tosses, e dores de cabeça são alguns dos sintomas destas doenças.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

 

Cristiane explicou que a rinite é uma doença crônica caracterizada pela irritação das vias nasais enquanto a sinusite é um quadro de inflamação das mesmas vias. Ela também acrescentou  que, fatores como alergênicos comuns como poeira, ácaros contidos em bichos de pelúcia ou pelos de animais e o ressecamento das vias aéreas podem desencadear crises de rinite e devem ser evitados por quem tem essa tendência genética.

 

"Uma crise de rinite não tratada pode evoluir para um quadro sério de sinusite ou rinossinusite, por isso é importante não se automedicar e procurar um profissional de saúde em qualquer um dos casos.", destacou ela"

 

A doutora alertou ainda que alguns medicamentos  feitos para "desentupir" as vias aéreas são prejudiciais e podem causar, além do vício,  problemas cardíacos.

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h. A apresentação é de Juliana Maya.   

 

Criado em 12/06/2019 - 18:10

Mais do programa