Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comunidades indígenas são afetadas por infestações de bicho-de-pé

Em algumas aldeias, já foram encontradas mais de 200 pulgas em uma só criança

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 22/08/2019 - 14:27

O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (21) falou sobre a Tunga penetrans, uma pulga comumente encontrada em locais arenosos, que se alimenta de sangue e é conhecida por causar a doença do bicho-de-pé. Em algumas comunidades indígenas, o problema de hiperinfestação compromete a saúde, principalmente de crianças e idosos. Quem falou sobre o assunto foi a assessora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para doenças negligenciadas, Isabelle Roger.

Ela explicou que a Tunga passa parte do seu ciclo de vida em ambientes que não tenham piso sólido. Porém, quando adulta, procura se instalar na pele de humanos e animais, causando irritação e coceira intensa. Em casos extremos, a infestação pode também levar à perda das unhas e causar dor e deformidades nos dedos das mãos e dos pés. Isabelle Roger contou ainda que chegou a encontrar mais de 200 pulgas em uma mesma criança.

A entrevistada destacou que muitas aldeias indígenas e comunidades rurais têm apresentado casos de hiperinfestações. Em decorrência disso, Isabelle explicou que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a OPAS têm trabalhado em conjunto no desenvolvimento de ações de combate à doença nessas localidades.

Quer saber como evitar a proliferação do bicho de pé? Então clique no player abaixo e confira a entrevista completa!

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h. A apresentação é de Juliana Maya.

Tags:  Bicho-de-pé

Criado em 22/08/2019 - 18:24

Mais do programa