O Tarde Nacional – Amazônia desta quarta-feira (18) falou sobre a asma. A entrevistada foi a pneumologista da Comissão Científica de Asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dra. Marina Lima.
Durante a conversa, Marina esclareceu que a asma é uma inflamação do pulmão que, por causar o inchaço das vias aéreas e a produção excessiva de muco, acaba prejudicando a respiração do paciente. A doença exibe uma condição genética, mas requer a influência de fatores externos para se desenvolver. Entre esses fatores estão as alergias, exposição a mofo, poeira ou fumaça, entre outros. De acordo com a médica, o gatilho emocional, apesar de pouco comentado, é o principal descompensador do controle da asma.
A pneumologista alertou ainda que a doença não tem cura e, sem o tratamento adequado, o paciente pode vir a falecer em decorrência de uma crise.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.