O Tarde Nacional – Amazônia desta quinta-feira (07) conversou com a Diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Cláudia Alcântara, sobre o guia divulgado pela instituição para orientar moradores e voluntários que estão em áreas afetadas pelo óleo no litoral brasileiro.
Cláudia destacou que a principal orientação é evitar o contato com a substância, com o uso de roupas que cubram a pele, luvas, máscaras e calçados fechados. A médica alertou ainda que, em casos de contaminação, o uso de solventes para a retirada do óleo pode ser extremamente perigoso, já que esse tipo de produto pode agredir ainda mais a pele.
“ O certo é lavar a região atingida com água e sabão e passar um hidratante depois. Se o resíduo estiver grudado na pele, pode-se utilizar óleos de bebê para ajudar na remoção”, ressaltou. A dermatologista destacou a importância da avaliação médica nos casos de intoxicação.
O guia está disponível no site da instituição: www.sbd.org.br .Outras informações podem ser obtidas por meio do Centro de Informações Toxicológicas, no número 0800 722 6001
Confira a entrevista completa no player abaixo:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.