Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dezembro Laranja: mês de prevenção do câncer de pele

Brasil registra 180 mil casos novos da doença todos os anos

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 06/12/2019 - 16:00

O Tarde Nacional – Amazônia desta sexta-feira (6) falou sobre a prevenção do câncer de pele, tema da campanha Dezembro Laranja. A entrevistada foi a médica dermatologista Aline Pinheiro, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ela ressaltou que os cuidados devem começar desde a infância, já que o sol tem poder acumulativo. Entre as formas eficazes de proteção estão o uso de protetor solar adequado, roupas com foto proteção, chapéus de abas largas, guarda-sol, luvas e calças (no caso dos trabalhadores rurais), e a não exposição ao sol entre 10 e 16 horas.

Ao mencionar as pintas pelo corpo, a dermatologista reforçou a importância de se observar se o sinal se enquadra na regra ABCDE (A de assimetria, B de bordas irregulares, C de corres variadas, D de diâmetro maior que 6mm e E de evolução).

"Câncer de pele tem cura com diagnóstico precoce. Mas o câncer de pele avançado pode se espalhar pelo resto corpo. Pode se espalhar para o cérebro, pulmão, fígado, ossos; pode ter casos, às vezes, que há necessidade de amputação de membros. Então, é importante saber que a simples prevenção da exposição solar vai fazer com que a pessoa tenha qualidade de vida adequada e que não tenha comprometimento da saúde", alertou.

Ela chamou a atenção dos ouvintes para o mutirão da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que vai acontecer no próximo sábado (7) das 9h às 15h em diversas cidades do país, com atendimento gratuito.

Clique no player abaixo e ouça a entrevista completa:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 06/12/2019 - 18:42

Mais do programa