Com as festas de fim de ano, começa um pouco ou se intensifica a preocupação com o que comer. Juliana Maya conversou com o nutricionista clínico, pós-graduando em Comportamento Alimentar, Ricardo Durante, sobre o assunto.
Ouça no player abaixo:
"Existe toda essa pressão de a pessoa tentar seguir uma rotina mais saudável. Sempre tem aquela vigilância sobre o próprio corpo e sobre a alimentação", afirmou o nutricionista.
Durante a entrevista, ele citou alguns casos de pacientes mais preocupados com o corpo nesta época do ano.
"A gente precisa desmistificar um pouquinho que não existe alimentação perfeita. É muito cobrado que as pessoas comam perfeitamente bem. Mas é bom pensar que a comida tem várias funções: social e outras. Tá tudo bem a gente comer mais nos finais de ano. É até esperado. Até uma sugestão que eu gosto de propor: quais são as pessoas, que de fato, vão estar ali se controlando para comer de uma forma moderada? É praticamente improvável! Nós não somos robôs", apontou.
Ricardo falou também sobre o excesso de atividade física para suprir os abusos na comida em tempos de férias e festas. Ainda segundo o nutricionista, já é comprovado cientificamente que dieta não funciona.
"95% das pessoas que fazem dietas perdem peso. Mas elas irão reganhar o peso dentro de dois anos", afirmou.
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.