Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto avalia os efeitos de mudanças climáticas em 52 locais do mundo

Instituto Mamirauá é um dos participantes da pesquisa

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/12/2019 - 13:00

O Tarde Nacional - Amazônia conta mais sobre um projeto que pretende valorizar o conhecimento tradicional a respeito das mudanças climáticas. Sobre esta pesquisa, Juliana Maya conversou com a bióloga Julia Vieira da Cunha, colaboradora do Instituto Mamirauá e doutoranda do programa de pós-graduação em Botânica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. 

Segundo Julia, os dados climáticos que temos vem de dados meteorológicos e pouco se sabe o que as comunidades tradicionais conhecem sobre clima e, inclusive, o que elas estão percebendo das mudanças: "foi elaborado esse projeto que busca entender como populações do mundo todo veem o clima atualmente em relação ao passado. A gente tem a região amazônica representada. A pesquisa teve início em 2018 e vai até 2023. Passamos por um treinamento e agora vamos para campo. A gente tem 45 parceiros ao redor do mundo e mais sete pesquisadores que compõem o time, lá em Barcelona", esclarece a pesquisadora.

No primeiro momento em campo, elas irão conversar com as comunidades para entender as visões mais gerais. Posteriormente, eles terão a construção de um calendário onde as comunidades irão mostrar mês a mês o que é comum de acontecer e haverá também entrevistas individuais com as famílias. 

Quer saber mais? Acesse aqui o site do projeto.

Acompanhe a entrevista completa no player acima.

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 19/12/2019 - 15:51 e atualizado em 19/12/2019 - 15:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa