Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Miíase: entenda como prevenir e tratar

Conhecida também como berne ou bicheira, a doença é comum e simples de ser tratada

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 14/02/2020 - 15:15

O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (14) falou sobre a miíase, infecção de pele causada pela presença de larvas de moscas. O entrevistado foi o Diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Egon Daxbacher.

De acordo com ele, a infecção pode ser causada por uma ou mais larvas, depositadas pela mosca. No primeiro caso, conhecido como berne, a larva não precisa necessariamente de uma ferida para penetrar na pele. Diferente do segundo, que acontece quando o inseto deposita seus ovos em algum ferimento aberto. O dermatologista explicou também que a maioria das pessoas não percebe que foi infectada, pois dependendo do caso, elas acabam perdendo a sensibilidade na área atingida.

Falando sobre prevenção, o Dr. Ergon alertou que toda ferida, sem exceção, deve ser lavada e coberta com curativo para evitar não só o contato com o inseto, mas outras doenças também.  

Ainda segundo o especialista, o tratamento da miíase é simples e rápido, mas deve ser feito por um profissional de saúde. Pois, ao tentar retirar as larvas por conta própria, muitos acabam utilizando substância que podem prejudicar ainda mais a pele.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 14/02/2020 - 18:52

Mais do programa