O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (14) falou sobre a miíase, infecção de pele causada pela presença de larvas de moscas. O entrevistado foi o Diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Egon Daxbacher.
De acordo com ele, a infecção pode ser causada por uma ou mais larvas, depositadas pela mosca. No primeiro caso, conhecido como berne, a larva não precisa necessariamente de uma ferida para penetrar na pele. Diferente do segundo, que acontece quando o inseto deposita seus ovos em algum ferimento aberto. O dermatologista explicou também que a maioria das pessoas não percebe que foi infectada, pois dependendo do caso, elas acabam perdendo a sensibilidade na área atingida.
Falando sobre prevenção, o Dr. Ergon alertou que toda ferida, sem exceção, deve ser lavada e coberta com curativo para evitar não só o contato com o inseto, mas outras doenças também.
Ainda segundo o especialista, o tratamento da miíase é simples e rápido, mas deve ser feito por um profissional de saúde. Pois, ao tentar retirar as larvas por conta própria, muitos acabam utilizando substância que podem prejudicar ainda mais a pele.
Confira a entrevista completa no player abaixo:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.