O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (13) falou sobre as doenças mais comuns que podem ser transmitidas pelo contato com a água das enchentes. O entrevistado foi o Diretor Científico da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Dr. José David Urbaéz.
Ele explicou que, nas áreas urbanas, a água das enxurradas é poluída por causa do esgoto doméstico e do esgoto industrial, e que é comum encontrar uma quantidade imensa de detritos de roedores. E é justamente pelo contato com a urina e as fezes contaminadas desses animais que se contrai a leptospirose, doença infecciosa clássica das enchentes.
Outra doença citada pelo médico e que também tem uma relação direta com a contaminação da água por detritos (neste caso, detritos humanos) é a hepatite A.
Em relação às doenças que podem ser transmitidas pela ingestão da água contaminada, Urbaéz citou a febre tifoide e a amebíase. O médico citou ainda a toxoplasmose, que, segundo ele, na área amazônica tem sido descrita recentemente como um problema mais sério.
O infectologista ressaltou que a pessoa que entrou em contato com a água dos alagamentos deve ficar atenta, num período de 7 a 10 dias, e em caso de febre ou dor muscular intensa deve procurar imediatamente assistência médica.
Quer saber mais?
Então clique no player abaixo e confira a entrevista na íntegra!
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.