Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ansiedade de separação é comum na infância

Comportamento surge em diferentes fases do desenvolvimento, mas em determinados casos pode virar um transtorno

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 27/02/2020 - 14:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (27) falou sobre a ansiedade de separação que pode surgir em diferentes momentos da infância. O entrevistado foi o psiquiatra, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e professor da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas, Dr. Daniel Filho.

Ele explicou que esse tipo de ansiedade é normal durante as primeiras fases da vida da criança. O problema é quando o medo excessivo do abandono persiste e desperta sintomas como dores de cabeça e de estômago, enjoos, pesadelos e ataques de pânico, o que pode significar um transtorno.

O especialista alertou sobre os cuidados que devem ser tomados para amenizar as reações negativas das crianças e lembrou que o comportamento dos pais também pode perpetuar e agravar a situação. Para ele, os mesmos precisam respeitar o espaço da criança para que ela crie autonomia e possa brincar ou dormir sozinha. Atitudes assim podem contribuir para a diminuição da dependência emocional nos menores.

O psiquiatra também afirmou que conversar com a criança e explicar que a separação é temporária pode ajudar a driblar o problema. Porém, caso os sintomas persistam, o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiátrico é fundamental.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

 

Criado em 04/03/2020 - 16:24

Mais do programa