Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Gordura nas pernas, braços e quadris? Médico explica o que é o Lipedema

Doença pouco conhecida é grave e muito frequente nas mulheres

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 18/11/2020 - 19:55

No Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (18) falamos sobre lipedema. Você sabe o que é? Lipedema é uma doença progressiva que causa acúmulo de gordura em partes específicas do corpo como braços, pernas e quadris. Esse problema atinge principalmente as mulheres e muitas vezes é confundido com obesidade ou alterações linfáticas. Para saber um pouco mais sobre a doença e suas implicações, Juliana Maya conversou com o especialista em Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Fábio Kamamoto.

Segundo o especialista, a doença é frequente e grave, mas muito pouco conhecida. Ela consiste, explica, em um tumor localizado de gordura que vai crescendo ao longo dos anos — na coxa, no joelho, nas pernas, no braço — e não responde aos tratamentos conhecidos para obesidade, como a dieta e a atividade física. "E é um acúmulo de gordura que dói, as pacientes dizem que pesa, que arde. Elas normalmente ficam roxas com facilidade e, com o passar dos anos, gera deformidade, gera dificuldade até para locomoção", esclarece o médico. 

Outro impacto que existe muito, de acordo com Fábio, é o psicológico, que se manifesta em distúrbios alimentares como anorexia e bulimia. Na avaliação do cirurgião, a doença pode acometer até 5 milhões de mulheres no Brasil. Além disso, ensina, é muito raro o homem desenvolver o lipedema, acontece apenas em quem tem padrão de hormônio feminino — que é o caso dos homens obesos. Na entrevista, ele comenta também sobre a previsão de inclusão da doença no Código Internacional de Doenças (CID), em 2022. 

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse aqui o Associação Brasileira de Pacientes com Lipedemia (Abrali). E ouça a entrevista completa, no player acima. 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 18/11/2020 - 20:47

Mais do programa