Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo investiga como estresse por privação de sono afeta a imunidade

Pela pesquisa, cientistas conseguiram detectar qual seria a fase de sono mais importante para você montar a sua imunidade

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 04/01/2021 - 13:30

Nesta primeira segunda-feira do ano (4), o Tarde Nacional - Amazônia fala sobre um estudo que analisa como o estresse gerado pela falta de sono pode afetar a imunidade. Quem explica melhor esse assunto é o professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Alexandre Keller. Segundo ele, o objetivo foi analisar a relação entre os sistemas nervoso e imunológico.

Por meio desse estudo, os cientistas conseguiram detectar qual seria a fase de sono mais importante para você montar a sua imunidade contra o neuroorganismo. No caso, seria a fase REM - o estado de vigilância no sono onde desenvolvemos mais nossa imunidade. 

No estudo, eles investigaram como a privação de sono impacta as respostas imunológicas em três situações. Sendo uma delas, a malária. Na entrevista, o professor explica que eles fizeram vários experimentos. "A gente tentou trabalhar com câncer. A gente tentou trabalhar com a malária e já fizemos com a asma. Ou seja, com a privação do sono você perde essa regulação para o sistema imunológico. A gente tenta entender como é que o estresse age nesses modelos diferentes para você interferir", esclarece Alexandre. 

Quanto as formas de conter a "insônia" ou uma noite mal dormida, ele alerta para que as pessoas não tomem "pílulas milagrosas" sem o seu médico receitar. E todo o cuidado para tomar o remédio errado, que quebram sua arquitetura de sono. Com o estado REM e não REM. E o que acontece com nosso corpo quando não temos esse equilíbrio? Quimicamente, ele cita, que a pessoa irá ter liberação de hormônios como os corticóides. No caso, o cortisol que é importante para você fazer uma resposta mais forte contra um patógêno como controlar uma doença crônica, por exemplo. E aí quando você tem esse estresse você rompe toda essa cadeia de hormônios que são produzidos. 

E você, dorme quantas horas? Acompanhe a entrevista completa, no player acima.

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

 

 

Criado em 04/01/2021 - 15:54 e atualizado em 04/01/2021 - 15:23

Mais do programa