Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aumentam os casos de fibromialgia durante a pandemia

Reumatologista explica o porque deste aumento e esclarece dúvidas sobre a síndrome

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 08/02/2021 - 20:37

O programa Tarde Nacional da Amazônia fala sobre fibromialgia, uma síndrome que provoca dores por todo o corpo durante longos períodos, mas não apresenta inflamação nos locais de dor. Além disso, a fibromialgia pode causar também alterações no sono e no humor, cansaço, depressão e ansiedade. A locutora Maria Vilhena conversou ao vivo com o  José Eduardo Martinez sobre as causas dessa síndrome, como é feito o diagnóstico e o tratamento. Ele é membro da Comissão Científica sobre Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia

O reumatologista também explica o porque da piora dos sintomas nesse período de pandemia.

"Os aspectos emocionais afetam qualquer doença crônica, não só as doenças reumáticas, não só as doenças que tem dor como principal sintoma mas as demais doenças crônicas, metabólicas, degenerativas sofrem uma influência do aspecto emocional. Afinal a gente não é só corpo, a gente é uma pessoa."

Confira a entrevista na íntegra clicando no player acima. 

 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação foi de Maria Vilhena e produção de Roberta Timponi. 

Criado em 09/02/2021 - 06:22

Mais do programa