Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe o que é encefalite?

Inflamação e infecção do cérebro é desencadeada geralmente por um vírus e pode ser fatal se não reconhecida rapidamente

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 12/02/2021 - 14:20

Atendendo ao pedido da ouvinte Rute Freitas, o Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (12) foi saber mais sobre os sintomas, tratamentos e causas da encefalite. Você já ouviu falar nessa doença? Quem explica melhor po assunto é o coordenador do Departamento Cientifico de Neuroinfecção da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Marcus Tulius. Segundo ele, a encefalite é uma inflamação do cérebro que pode ter múltiplas causas. Ou seja, infecciosa como vírus, bactérias, parasitas como também pode ser autoimune. E que pode ser fatal se não reconhecida rapidamente. 

Outro dado importante é que em grande parte dos pacientes ela pode deixar sequelas permanentes. Daí a importância do diagnóstico rápido para que o tratamento adequado seja instituído, observa o médico. Na entrevista, Tulius afirma que as encefalites virais são as mais comuns.

"Os vírus mais associados à encefalite de longe o mais comum é o vírus Herpes tipo 1, aquele mesmo vírus que causa aquela lesão na boca e é muito comum de as pessoas terem. Agora quem tem herpes labial não tem um risco maior de ter encefalite.", esclarece o especialista.

 

Outros vírus que podem causar encefalite são: o da dengue, chikungunya, febre amarela, da gripe, sarampo e também por Covid-19.

E os casos de alergia à vacina? Todos podem desenvolver essa doença?  De acordo com Marcus, vai depender do sistema imunológico da pessoa. Portanto, crianças pequenas e pessoas idosas podem ter esse risco um pouco maior. Vale lembrar que em algumas regiões do país, a encefalite pode ser transmitida também por insetos e até carrapatos. 

Mas, afinal, quais são oss fatores de risco? E os sintomas da encefalite? Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 12/02/2021 - 16:32 e atualizado em 12/02/2021 - 16:09

Mais do programa