Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazonia-1: Saiba mais sobre funcionamento do 1º satélite 100% brasileiro

Desenvolvido pelo INPE, ele foi lançado no dia 28 de fevereiro deste ano, diretamente do Centro Espacial Satish Dhawan, na Índia

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 07/05/2021 - 13:30

Na Semana Nacional das Comunicações, o Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (7) conversou com Adenilson Roberto da Silva, responsável pela missão Amazonia-1, sobre as primeiras imagens e o funcionamento do primeiro satélite 100% brasileiro, lançado em órbita terrestre no dia 28 de fevereiro. Ele foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) - órgãos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

Na entrevista, Adenilson comemora o sucesso da empreitada. O Amazonia-1 está situado numa altitude média de 752 km acima da superfície terrestre.

Mas o que o satélite pode fornecer de informações sobre a Amazônia? Segundo o especialista, são dois objetivos principais. Primeiro tecnólogico, que não é o principal, e o segundo, de fornecer dados e sensoriamento remoto para observar e monitorar especialmente a região amazônica, a agricultura no pais, a região costeira, reservatórios de água e florestas.

Confira a entrevista completa no player acima. 

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 07/05/2021 - 18:43

Mais do programa