O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre as doenças negligenciadas, também conhecidas como doenças da pobreza, causadas por parasitas e agentes infecciosos. O entrevistado foi o professor da Universidade de Guarulhos (UNG) e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas, Josué de Moraes.
Ele contou quais são as 20 enfermidades que afetam cerca de 2 bilhões de pessoas em mais de 100 países no mundo. Segundo o especialista, um problema social e econômico, que tem nas crianças seu principal hospedeiro.
O professor explicou que, para ser considerada negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças devem seguir alguns critérios. Entre eles estão o fato de atingir populações vulneráveis e o investimento reduzido em pesquisa e em produção de medicamentos.
Moraes reforçou que muitas dessas doenças demoram a ser diagnosticadas, o que leva muitos pacientes ao comprometimento de órgãos vitais, como o fígado, por exemplo. O professor também falou da relação entre as doenças negligenciadas e a falta de saneamento básico.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.