Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Segundo dados da Unicef e da OIT, exploração infantil aumentou significativamente durante a pandemia

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 11/06/2021 - 13:30

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é comemorado neste sábado, 12 de junho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, para sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre essa violação aos direitos humanos. Sobre os impactos físicos e psicológicos do trabalho infantil, o Tarde Nacional – Amazônia desta sexta-feira (11) conversou com a procuradora da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Pará e Amapá, Rejane Alves.

Segundo a procuradora, o trabalho infantil ainda é uma realidade presente em todas as regiões do Brasil, atingindo milhares de crianças e adolescentes, que exercem atividades que seriam designadas a adultos. Essa realidade atinge principalmente famílias que se encontram em situações de vulnerabilidade sociais e econômicas.

De acordo com dados da Unicef e da OIT, houve um aumento no número de crianças e adolescentes com trabalho infantil, pela primeira vez em duas décadas. Segundo Rejane, esse aumento se dá principalmente pela situação da pandemia, e em razão do fechamento das escolas e perda da renda familiar.

A procuradora citou também os mitos que envolvem o trabalho infantil e sobre a necessidade de enfrentar e descontruir tais narrativas.

“Nós temos a observância que o trabalho infantil ainda é muito invisibilizado e naturalizado pela sociedade. As pessoas costumam achar que não tem problema, que é natural, e que vai contribuir para o crescimento da criança trabalhar precocemente. Mas isso é uma grande inverdade”, pontua Rejane.

Na entrevista ela afirma que a grande maioria das crianças que ingressaram precocemente no mundo do trabalho, se evadem das escolas e se expõem a todo tipo de violência, tanto física como sexual.  

“Nós precisamos fazer um trabalho permanente de sensibilização e conscientização da sociedade. Porque muitas vezes nós observamos que as pessoas ainda não pararam para fazer uma reflexão um pouco mais detida de que aquilo é exploração do trabalho infantil”, declara a procuradora.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

Criado em 11/06/2021 - 19:23

Mais do programa