Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mares Limpos: campanha combate poluição por plásticos

Confira entrevista com o coordenador do projeto

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 08/06/2021 - 00:28

Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre o impacto da poluição por plásticos. O entrevistado foi o coordenador da campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Vitor Pinheiro.

Ele falou que a questão do plástico não é um problema novo, uma vez que o material vem sendo produzido desde a década de 50. Porém, o ritmo de produção tem se acelerado: “Mais da metade do plástico produzido desde sempre foi nos últimos 20 anos. Então temos um problema crescente, e em 20 anos devemos quadruplicar a quantidade de plástico que vai ter nos oceanos. O que pode significar que em 2050 a gente tenha mais plásticos que peixes no próprio mar”, alertou.

Vitor explicou que nem todo plástico pode ser reciclado. Desde 1950 foram reciclados apenas 9% dos plásticos produzidos no mundo. O resto virou resíduo e vai demorar até 400 anos para se decompor. “Se você parar para pensar, é muito provável que praticamente todos os plásticos que você, eu, que todo mundo que está nos ouvindo tocou ou viu durante toda a sua vida, continua no planeta em algum lugar”.

De acordo com o entrevistado, a busca de soluções para o problema depende de um esforço coletivo. Todos estão envolvidos, desde quem produz até quem consome e nenhuma parte vai conseguir resolver o problema sozinha. “Além de falar sobre isso, de discutir o problema e buscar soluções para ele, a gente precisa de compromissos tanto de governos como de empresas para endereçar o problema. Isso significa políticas públicas para isso. Existem várias formas de redução, de banimento, de taxas”, pontuou.

Ele frisou ainda a importância das pessoas repensarem a forma como elas consomem e o uso que elas estão fazendo do plástico.

Quer saber mais? Então clique no player e confira a entrevista na íntegra!

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 08/06/2021 - 06:15

Mais do programa