Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pterígio: saiba mais sobre a doença conhecida popularmente como “carne crescida”

Confira entrevista com a oftalmologista e ex-presidente da Associação Paraense de Oftalmologia, Rita Vallinoto

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 10/01/2025 - 15:30

A pedido de uma ouvinte, o Tarde Nacional – Amazônia (10) falou sobre pterígio. A entrevistada foi a oftalmologista e ex-presidente da Associação Paraense de Oftalmologia (APO), Rita Vallinoto.

Ela explicou que o pterígio é aquela membrana que se forma na frente do olho, popularmente conhecida como “carne crescida”. Segundo a especialista, trata-se de uma degeneração fibrovascular que não causa tanto desconforto no início, mas à medida que a membrana vai crescendo, o olho fica mais vermelho e irritado, a visão fica embaçada e o incômodo aumenta.

De acordo com Rita Vallinoto, a doença é muito comum no Brasil. Além da predisposição genética, o problema está diretamente ligado à exposição prolongada à poeira, ao vento e ao sol sem a proteção adequada.

A entrevistada falou, também, sobre o tratamento para o pterígio, os cuidados necessários para evitar a recidiva da doença e ressaltou a importância das visitas regulares ao oftalmologista.

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista. 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 10/01/2025 - 17:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa