Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre a escalada esportiva

Modalidade fará sua estreia olímpica em Tóquio

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 26/07/2021 - 23:47

O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (21) falou sobre a escalada esportiva, uma modalidade que fará sua estreia olímpica em Tóquio. O esporte, inspirado na prática do montanhismo, é realizado em muros artificiais e exige muita habilidade, força, concentração, técnica e resistência dos praticantes. Para saber um pouco mais sobre essa modalidade, a apresentadora Juliana Maya conversou com a diretora técnico-executiva da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), Janine Cardoso. Ela pratica escalada há mais de 25 anos e já venceu 10 campeonatos brasileiros.

Ela falou da emoção de ver a escalada nas Olimpíadas e explicou detalhadamente cada uma das três modalidades que farão parte da disputa por medalhas em Tóquio: velocidade, boulder e guiada. Os atletas precisarão ter um ótimo desempenho nas três provas para garantir um lugar no pódio olímpico. Ela acredita que para as próximas olimpíadas será feito um novo formato combinado de modalidades.

Janine contou do trabalho que vem sendo realizado pela Associação e falou como a inclusão da modalidade nos jogos olímpicos pode ajudar na popularização e profissionalização do esporte.

“Quando vira um esporte olímpico mais estruturado, o atleta tem o vislumbre de ter oportunidades maiores. Hoje o nosso atleta de seleção tem suporte de manutenção de atleta, existe o Bolsa Atleta. O cenário muda quando o esporte fica um pouco mais profissional. Não só por ser esporte olímpico, mas também porque tem mais condições de profissionalizar”, ressaltou.

As competições de escalada esportiva serão realizadas entre os dias 3 e 6 de agosto.

Quer saber mais sobre o esporte?

Então clique no player acima e confira a entrevista na íntegra! 

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 27/07/2021 - 08:00

Mais do programa