Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Covid-19 pode afetar fertilidade e hormônios masculinos

Estudos identificaram motilidade reduzida dos espermatozoides e baixa hormonal em pacientes que tiveram covid-19, inclusive em casos leves ou assintomáticos

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 13/09/2021 - 14:00

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre os estudos que mostram que o Coronavírus pode afetar os testículos, reduzindo hormônios e a qualidade dos espermatozoides, inclusive em homens que desenvolveram casos leves ou assintomáticas da doença. O entrevistado foi o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Hallak. Ele coordena o Grupo de Estudos em Saúde Masculina do Instituto de Estudos Avançados. Hallak é especializado em Urologia, Andrologia, Reprodução Humana e Infertilidade Masculina.

Ele explicou de que forma os pacientes estudados tiveram os testículos afetados e como foi constatada a baixa motilidade dos espermatozoides.

De acordo com Hallak, novos estudos pretendem identificar o grau das lesões, para descobrir inclusive se há chance desses comprometimentos serem permanentes.

Sobre os hormônios, o especialista alertou para a importância do acompanhamento das taxas, já que os sintomas pós-covid (fadiga, insônia, irritação e perda de memória) são genéricos e podem mascarar uma baixa hormonal. Mas ele chamou atenção para os riscos de reposição hormonal nesses casos específicos.

Para o médico, esse é um momento oportuno para que os homens, não só os afetados pela covid-19, façam check-up com urologista e andrologista.

O entrevistado reforçou, ainda, a importância de os homens fazerem o autoexame dos testículos com frequência, buscando um especialista ao sinal de qualquer dor ou alteração.

Quer saber mais? Então clique no player acima e confira a entrevistas na íntegra!

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 14/09/2021 - 07:45

Mais do programa