O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre os estudos que mostram que o Coronavírus pode afetar os testículos, reduzindo hormônios e a qualidade dos espermatozoides, inclusive em homens que desenvolveram casos leves ou assintomáticas da doença. O entrevistado foi o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Hallak. Ele coordena o Grupo de Estudos em Saúde Masculina do Instituto de Estudos Avançados. Hallak é especializado em Urologia, Andrologia, Reprodução Humana e Infertilidade Masculina.
Ele explicou de que forma os pacientes estudados tiveram os testículos afetados e como foi constatada a baixa motilidade dos espermatozoides.
De acordo com Hallak, novos estudos pretendem identificar o grau das lesões, para descobrir inclusive se há chance desses comprometimentos serem permanentes.
Sobre os hormônios, o especialista alertou para a importância do acompanhamento das taxas, já que os sintomas pós-covid (fadiga, insônia, irritação e perda de memória) são genéricos e podem mascarar uma baixa hormonal. Mas ele chamou atenção para os riscos de reposição hormonal nesses casos específicos.
Para o médico, esse é um momento oportuno para que os homens, não só os afetados pela covid-19, façam check-up com urologista e andrologista.
O entrevistado reforçou, ainda, a importância de os homens fazerem o autoexame dos testículos com frequência, buscando um especialista ao sinal de qualquer dor ou alteração.
Quer saber mais? Então clique no player acima e confira a entrevistas na íntegra!
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.