Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha alerta a respeito da psoríase e busca combater preconceito

Confira a entrevista com André Carvalho, coordenador nacional da Campanha de Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 29/10/2021 - 14:16

No Dia Mundial da Psoríase, o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre essa doença genética que afeta cerca de cinco milhões de brasileiros. De acordo com o coordenador nacional da Campanha de Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), André Carvalho, apesar de a pele ser o local mais afetado, a doença ocasiona uma inflamação no corpo todo.

Saiba mais sobre a psoríase no player acima.

A psoríase é uma doença genética, influenciada por fatores extragenéticos, que ocasiona uma inflamação no corpo todo, mas a pele é o local mais afetado, com lesões avermelhadas e descamativas - principalmente em joelhos, cotovelos e couro cabeludo.

 

“30% dos pacientes podem ter uma artrite, inflamação das articulações, que pode inclusive levar a deformidades. E os pacientes com psoríase grave têm mais chances de doenças cardiovasculares, inclusive com desfecho fatal”, afirmou.

 

André Carvalho explicou que fatores externos, ambientais e emocionais podem funcionar como gatilho para doença: “É muito comum o paciente com psoríase referir que as lesões iniciaram ou pioraram, generalizaram após um período de estresse intenso físico ou emocional”.

O médico falou dos diferentes tipos de tratamento - que estão disponíveis também na rede pública de saúde - e reforçou a importância do combate ao preconceito contra as pessoas que têm psoríase. A doença é crônica e não contagiosa.

 

“As pessoas acham que a psoríase por ser uma lesão avermelhada, descamativa, muito vistosa, ela é uma lesão que pode ser ocasionada por algum agente infeccioso, que pode pegar, transmitir de uma pessoa para outra. Não pega de jeito nenhum! É importante a gente ressaltar isso e, inclusive, dizer para nosso paciente não deixar de abraçar sua família, pegar seus filhos, netos, companheiros e companheiras. Não deixar de ter o contato interpessoal, que é tão importante para nossa vida", frisou.

 

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 29/10/2021 - 16:30

Mais do programa