Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional fala sobre o cuidado com a saúde dos olhos

Especialista ressalta importância da prevenção e do acesso ao tratamento

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 13/10/2021 - 17:43

Na véspera do Dia Mundial da Visão, o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a importância dos cuidados com a saúde dos olhos. O entrevistado foi o Diretor Financeiro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr. Pedro Carricondo.

Ele falou da alta incidência de casos de cegueira que poderiam ter sido evitados. De acordo com o médico, o problema se dá em parte pela falta de prevenção e em parte pela falta de acesso ao tratamento.

“As principais causas de cegueira são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração da mácula pela idade", explica o médico. "Essas quatro são as principais causas, associado à falta de óculos também".

Então, ele enfatiza a importância das pessoas diagnosticarem a necessidade do uso de óculos. "Sempre que a gente faz o exame dos óculos, a gente faz todo o exame preventivo. Então, fazer os óculos é um momento muito importante, porque é quando você tem a oportunidade de diagnosticar doenças e diagnosticar problemas que podem vir a aumentar com o tempo", observa. "Se você tratar rapidamente, você sem dúvida nenhuma evita a cegueira e você pode até reverter a cegueira, por exemplo, na catarata."

Pedro Carricondo explicou também alguns problemas que podem acometer a visão e esclareceu mitos em relação ao assunto.

Quem saber mais? Então clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 13/10/2021 - 18:05

Mais do programa