Influenza A, Influenza B, Covid, Sincicial, H1N1, H3N2, Síndrome Respiratória Aguda Grave. O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (10) falou sobre o aumento do número de casos de covid-19 e das síndromes gripais nesse início de ano. Quem tirou as dúvidas dos ouvintes foi o médico infectologista Antônio Carlos Bandeira. Ele explicou que somente com testagem é possível diferenciar um vírus do outro, já que os sintomas das doenças acabam sendo muito parecidos. Ainda sobre os testes, ele esclareceu as especificidades de cada um, ressaltando, inclusive, o melhor momento para a coleta do material a ser analisado.
Ouça mais no player acima.
Segundo Antônio, não há necessidade do paciente esperar 3 dias após o começo dos sintomas para fazer o teste de antígeno. Já que desde o 1º dia de sintomas o teste é capaz de entregar um resultado confiável. Ou seja, se a pessoa tem covid-19 ou não. Na entrevista, o especialista também explica que o teste feito por meio da saliva tem as suas vantagens por conta da praticidade, mas ele não é tão confiável.
Já para saber se contraiu a Influenza, a pessoa pode recorrer ao teste RT-PCR, semelhante ao da covid-19, e a um teste rápido. Por fim, ele alerta que tendo sintomas gripais, os pacientes devem procurar um atendimento médico e fazer o teste.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.