Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psiquiatra alerta para consequências do bullying e cyberbullying

Segundo estudo do IBGE, 23% dos estudantes afirmam ter sido vítimas de bullying, enquanto um em cada dez já se sentiu ameaçado ou humilhado nas redes sociais

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 14/02/2022 - 13:00

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre bullying e cyberbullying. O entrevistado foi o médico psiquiatra Kleber Oliveira. Ele é professor assistente do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará e do Centro Universitário do Pará, além de diretor tesoureiro adjunto da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.

Kleber explicou o que caracteriza cada forma de violência e falou sobre as facetas, citando o bullying verbal, o moral (quando são criados boatos sobre a pessoa) e o sexual (que se dá por meio de assédio), além dos atos de exclusão, manipulação e perseguição. Ele ressaltou que o tema segue muito atual, como mostra o estudo do IBGE, de 2021, segundo o qual 23% dos estudantes entrevistados afirmaram ter sido vítimas de bullying, enquanto um em cada dez já se sentiu ameaçado ou humilhado nas redes sociais (o chamado cyberbullying).

O médico reforçou que cada pessoa reage de uma forma ao bullying e que algumas crianças e adolescentes chegam a apresentar sintomas físicos, como falta de apetite, queda no desempenho escolar, dor de barriga, dor de cabeça, entre outros. E as sequelas do bullying e do cyberbullying podem ser devastadoras, indo de uma baixa autoestima, depressão ou uso abusivo de álcool e drogas até o suicídio.

Segundo o psiquiatra, é fundamental que se criem ambientes seguros para que a vítima possa falar sobre o assunto, em casa e na escola, e que se tenha um olhar de atenção também para o agressor, que pode estar reproduzindo na rua o que vê dentro do lar. E que os pais também estreitem a comunicação com a escola, pra saber como o filho está se comportando e o que acontece no ambiente escolar.

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

Criado em 14/02/2022 - 16:58

Mais do programa