Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pará: ONG realiza rastreamento de câncer colorretal em populações ribeirinhas

Ação acontece de 5 a 12 de março em Belterra, no rio Tapajós

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 04/03/2022 - 15:00

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a expedição que tem o objetivo de realizar o rastreamento de câncer colorretal (intestino grosso e reto) em moradores da região ribeirinha do rio Tapajós, no Pará. O entrevistado foi o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Fabio Atuí. Ele é um dos fundadores da ONG Zoé, responsável pela iniciativa.

De 5 a 12 de março, 25 médicos voluntários de São Paulo, integrantes da ONG, vão realizar exames de colonoscopia e endoscopia para prevenir e diagnosticar a doença, além de cirurgias de hemorroida e de hérnia. Os atendimentos serão feitos no Hospital Municipal de Belterra.

De acordo com o entrevistado, o Pará é o estado que tem a maior incidência de câncer colorretal na Região Norte. Além disso, é o que tem a menor proporção de médicos por mil habitantes do país.

Dr. Fabio Atuí listou os principais sintomas do câncer colorretal e detalhou como é feito o exame de colonoscopia. O médico falou ainda sobre prevenção e alertou para a importância do diagnóstico precoce desse tipo de câncer, que é muito frequente entre homens e mulheres.

Quer saber mais? Então clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 04/03/2022 - 16:55

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa