Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Surto psicótico é tema do Tarde Nacional

Psiquiatra explicou causas, tratamentos e características

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 28/03/2022 - 15:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (28) falou sobre o surto psicótico, que é quando uma pessoa rompe seu contato com a realidade. O entrevistado foi o psiquiatra Kleber Oliveira. Ele é professor assistente do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Centro Universitário do Pará (Cesupa), e também diretor tesoureiro adjunto da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Ele explicou que esse rompimento com a realidade pode durar minutos, horas, dias ou se tornar uma doença crônica, e que cada pessoa pode ter um gatilho que leve a essa quebra. Tais como: transtornos preexistentes, uso de medicamentos, uso de drogas ilícitas, e até situações de estresse ou de extrema pressão.
 
Segundo o psiquiatra, a pessoa em surto pode ouvir vozes, ver coisas e pessoas que não estão no ambiente e se sentir observada ou perseguida. Ele reforça que, identificado o problema e conduzido o tratamento adequado e multidisciplinar, é possível que o paciente leve sua vida de forma tranquila, sem apresentar novos episódios de crise. Ou seja, segundo o médico, passar por um primeiro surto não significa que a pessoa enfrentará outros episódios semelhantes, desde que seja feito o devido acompanhamento profissional.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta no horário de 15h às 17h pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 28/03/2022 - 17:59

Mais do programa